Olá

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A vinda de Jesus e a conduta Cristã!!!

Somos  luz nos montes
 Texto base (1º Ts 5;12-23).
12 Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam;
13 e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros.
14 Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. 
15 Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos.
16 Regozijai-vos sempre. 
17 Orai sem cessar. 
18 Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 
19 Não apagueis o Espírito. 
20 Não desprezeis as profecias;
21 julgai todas as coisas, retende o que é bom; 
22 abstende-vos de toda forma de mal.
23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo
Bom dia, vivemos os ultimos estante da igreja na face da terra,precisamos estar preparados para que quando a trombeta soar encontrarnos com o Senhor Jesus nos ares. (1ºTs 4; 17)]

INTRODUÇÃO
O presente estudo está dividido em cinco tópicos. O primeiro destaca o respeito da estima que o cristão deve ter em relação e a obra do pastor que por seu trabalho que desenvolve, deve ser considerado e amado por sua comunidade(v 12-13).O segundo tópico  fala do tratamento  e paciência que devemos  dispensar com os irmãos , sejam eles desordeiros, desanimados ou fraco(v14-15). O terceiro tópico  completa os nossos relacionamentos com os que nos prejudicam, devemos rejeitar a vingança e o mal recebido e mais fazer o bem e amar a todos(v15).O quarto tópico considera as cinco atitudes  que devemos manter em nossa vida devocional diária (v16-20). Por fim o ultimo recomenda nós que queremos ir pro céu a ter prudência  e o exame de tudo com discernimento das coisas, rejeitando tudo que não condiz com a conduta cristã(v21). E o propósito de todos esses itens é capacitar o crente em Jesus a viver uma vida de plena santidade bíblica em espírito, alma e corpo (v22-23).



I- O RESPEITO AOS PASTORES.
1. O reconhecimento (gr: eidõ ;amar, aprovar,cuidar de ) de seu trabalho (5 12-13). O ministério pastoral é da maior importância e relevância para a vida da igreja local. Sem ele o rebanho  fica sem liderança, e eles que “presidem... no Senhor”  a igreja local e “admoestam” quanto à sua vida e conduta(1º Ts 1;3, 1ºCo 15; 10 e Gl  4;11). Os pastores são dados por Deus (Ef 4 ;11), para o  “aperfeiçoamento dos santos” (Ef 4;12a) para o preparo do ”ministério” (Ef 4;12b), e a “edificação do corpo de Cristo” (Ef 4;12c). Paulo diz que somo “edifícios de Deus” (1ºCo  3;9b, 10-13).Nessa edificação local os pastores tem um papel importantíssimo.
2. Tendo-os em grande amor e estima (5;13). Da mesma forma que um atleta esportivo é estimado por seus admiradores, e um artista por seus fãs, o pastor deve ser estimado por sua igreja local, mais isso nem sempre acontece, por isso devemos seguir o conselho que Paulo  deixou aos queridos irmãos de Tessalônia, “tenham em seus pastores em  grande estima”( estima no gr; hegeomai , considerar, avaliar). 

 II-O TRATAMENTO COM OS IRMÃOS.
1. Admoestando os desordeiros (5;14). Admoestar (gr. Parakleo) tem sentido de “consolar encorajar, ou de “exortar” (despertar o ânimo com amor) como no presente caso. Ocorre 109 vezes no NT. Paulo ensinou que se admoestassem “os desordeiros” (gr:ataktos; insubordinados religiosamente, negligente com suas obrigações) (2º Ts 3;11). Eles eram “inativos, desocupados e preguiçosos”(2º Ts 3;7-8, 11-12). Existe pessoas com esses adjetivos negativos em nosso meio, mas isso não condiz, não é coerente com o caráter cristão, pois “é no suor do teu rosto que comerás o teu pão” (Gn 3;19), e “digno é o obreiro de seu salário” (1ºTm 5;18). Devemos ajudar os que realmente necessitam de ajuda sim, é um dever da igreja ajudar os que passam por privações , é um mandamento do Senhor à igreja (Mt 22;39) e um conselho dos apóstolos (1º Jo 3;18). Mas os desordeiros devem ser afastados, estes eram “rebeldes” , e aconselhados, advertidos, e se não se corrigirem devem ser afastados da congregação e da comunhão  (2º Ts3;6,14).
2. Consolando e sustentando os fracos. Os de pouco ânimo (gr:oligopsychos; de pouca coragem, isto é de coração desfalecido  desencorajado), precisam de  apoio espiritual e emocional na igreja. Nem todos que se convertem a Cristo têm a mesma estrutura espiritual, uns são  mais forte, outros são mais fracos na fé. O obreiro deve dar atenção a todos os tipos de ovelhas (Ez 34; 1-4, e Rm 14; 1-2). Os crentes mais fracos perdem o ânimo com facilidade.
3. Pacientes com todos. Paciência (gr:makrothymia ) é sinônimo de longanimidade, que é uns dos aspectos mais importante do “fruto do Espírito” (Gl 5;22).O apóstolos dos gentios ensinou a igreja dos  tessalonicenses  que deviam ser pacientes “com todos” tantos  para com os bons quanto para com os que andam errado. Isso não quer dizer que devemos compactar com o pecado nem apoiar os que pecam e traem a igreja do Senhor Jesus Cristo.
III-SEGUINDO SEMPRE O BEM.

1. Não dar mal por mal (5;15). É não vingar-se de alguém. A chamada “lei do talião”, foi admitida no AT, com o “olho por olho, dente por dente, pé por pé” (Êx 21;24).Vingar-se ou retaliar era descumprir a “lei áurea”que diz: “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas” (Mt  7;12). Além disso, Jesus mandou amar nossos inimigos (Mt  5;44). Só existe um tipo de vingança que é legal e legitima  de acordo com a bíblia, é a vingança de Deus (Rm 12;19-21, 1º Pe 3;9).
2. Sempre fazendo o bem. A natureza do crente em Jesus deve ser sempre benigna, pois não pode sair dois tipos de água da mesma fonte, ou sai água limpa ou suja, Jesus nos deu o exemplo em tudo e ele só fez o bem nunca o mal, por isso nós que somos cristãos (aquele que é parecido com Cristo) temos que fazer o bem a todos. Isso e pratica do fruto da “benignidade”(Gl  5;22, Rm 12;17, 1º Pe 3;9).

IV- CINCO ATITUDES NA VIDA DEVOCIONAL.
1. Regozijando-se sempre (5;16). A alegria do salvo é diferente da do ímpio, pois a do ímpio se baseia em coisas passageiras, como por exemplo; bens materiais, prazeres hedonista, etc . Já a do salvo vem de Deus através do fruto chamado gozo, pois como explicar o cristão em meio as dificuldades louvar a Deus como vez Paulo e Silas na prisão (At 16; 23-27)? Essa alegria só é produzida quando realmente entregamos nossa vida a Ele. Em segundo lugar o crente fiel vive na presença do Senhor onde “há abundante alegria” (Sl 16;11, Sl 100).
2.  Orando sem cessar (5;17). Sabemos que tal recomendação não significa orar sem interrupção, mas estar em profunda comunhão com Deus através do seu Espírito assim Ele intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Rm 8;26-27).Devemos orar ao levantar por mais um dia de vida que Ele nos dá, orar para que Ele nos guarde em nosso dia em todos lugares que nós andarmos.
3. Dando graça em tudo (5;18). Aos Efésios, Paulo diz que devemos dar graças a Deus “por tudo” (Ef 5;20). O por tudo aqui não quer dizer que devemos dar graça porque pecamos. É preciso entender o texto, ele manda dar graça por tudo porque essa é a vontade de Deus “em Cristo Jesus”. Isto quer disser que o crente deve dar garças a Deus mesmo em circunstâncias adversas e não pelo o pecado,pois não podemos dar graças por algo que Deus odeia e abomina(1º Pe 3;11-17).
4. Não extinguindo o Espírito (5;19). Quando um crente perde o fervor espiritual, torna-se frio, ou pior morno e é “vomitado” por Deus (Ap 3;16). Em muitas igrejas que têm na fachada uma placa como nome “pentecostal” , não se vê mais o fogo do Espírito, o batismo com o Espírito Santo é tão raro que quando isso acontece os novos convertidos ficam espantados se alguém recebe essa “benção”, sem falar nos dons espirituais(1º Co 12) que são abafados .
5. Não desprezando as profecias (5;20). O dom de profecia e considerado o mais importante e necessário para edificação dos crentes. “Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação” ( 1 Co 14;3). Devemos ter cuidado para que esse dom não seja objeto de manipulação de pessoas com interesse secundário, tais como obter prestígio pessoal, induzir casamentos, etc. “Examinai as profecias”.
V- COMO ESPERAR A VINDA DE JESUS.
1. Examinando tudo, retendo o bem(5;21). No texto apostolo exortou os crentes a fim de que examinasse tudo o que fosse apresentado de modo crítico à luz da palavra que lhe foi ensinada, retendo somente o que foi bom para sua vida renovada, como libertos por Cristo. Numa versão bem popular pode-se dizer que Paulo aconselhou a “comer o peixe, mas deixar as espinhas”.
2. Santificados para a vinda de Jesus (5; 22-23). O cristão deve afastar-se da aparência do mal, isso faz parte à “qualidade da vida espiritual”. O crente prudente, que deseja ter uma vida santificada, sempre terá cuidado para se afastar do mal, ou seja, do pecado, todas as suas  manifestações seja na forma ou aparência. Do crente fiel, nada poderá ficar aqui na terra e muito menos no tumulo (1º Co 15;54). Tudo  no crente tem que ser irrepreensível para a vinda de Jesus Cristo; “espírito , alma e corpo”. Se uma só parte não for santificada, as outras não poderão ser irrepreensíveis. Santificação é um processo,interno que começa no espírito (lugar onde adoramos a Deus), depois passa pela alma (sentimentos, vontades, desejos) e termina no corpo(templo do Espírito Santo).


CONCLUSÃO.
Só os crentes irrepreensíveis, a noiva vestida de branco irão ao encontro do seu noivo, Jesus, e a santificação e o único meio pela qual essa vida sem repreensão pode ser alcançada. É necessária a vigilância, a oração, a leitura sistemática  da palavra e a obediência incondicional aos princípios sagrados, que são base da conduta cristã.

BIBLIOGRAFIA
-Bíblia de Estudo Almeida ARC.
-Bíblia de Estudo Estrong  ARC.
-Bíblia Ilumina Gold.
-Revista EBD “VIDA SANTA ATÉ A VOLTA DE CRISTO” 3º Trimestre de 2005 páginas 76-81.







2 comentários: