Olá

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Subsídios Lição 4 "A Comissão Cultural e a Grande Comissão".

Lição 4

A Comissão Cultural e a Grande Comissão.

24 de julho de 2011.

Dc. Rodrigo Marchiori.

Igreja Assembléia de Deus De Gravataí Dis. 8

A cura do Cego de nascença
  

Texto Áurio;

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mt 28; 19).

Leitura Bíblica: Gn 1;26-30 Mc 16;15, 18-20

 Introdução:

Como sal e luz, somos constrangidos pelo o mestre a fazer a diferença neste mundo que “jaz no maligno” precisamos cumprir o “Ide” de Cristo enquanto é dia, pois a noite vem onde não poderemos mais fazer nada.

O que é uma cosmovisão?

Para entendermos o que é a comissão cultural e a grande comissão, precisamos saber como o ser humano vê o mundo onde vive. A cosmovisão é o conjunto de conceitos, crenças e valores de que uma pessoa se utiliza para compreender e formar sua opinião particular a respeito de si, dos outros, e do mundo. O desafio das cosmovições da humanidade: o quadro caótico que Paulo tão bem descreve em sua carta a Timóteo (2ªTm 3; 1-5), retrata o comportamento da sociedade nos últimos dias. Tudo isso chamamos de cosmovisão. Em linhas gerais a cosmovisão de Ada individuo se constrói a partir de sua herança cultural. A herança recebida pelo o homem desde sua infância influencia o modo como ele se relacionará com o mundo. “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Pv 22; 6). Há duas grandes cosmovições em conflito:

A) A cosmovisão naturalista; esta primeira forma de o ser humano considerar o universo  é  humanista, antibiblica e anticristã. Ela exclui Deus  como criador de todas as coisas e acredita que o homem e o universo são produto do acaso. Quem segue  essa visão não acredita na soberania divina e trata a humanidade como sendo obra da evolução das espécies, o que significa igualar a raça humana a qualquer outra, afirmando assim que a criação do homem não provém de Deus, mas de fenômenos aleatórios .

B) A cosmovisão Judaico- cristã; Os pontos principais da cosmovisão judaico-cristã procedem das sagradas escrituras: Deus é o criador de todas as coisas (Gn 1; 1), há um propósito soberano em toda obra criada (Cl 1; 13-17, Pv 16; 14 Is 43; 7 Rm 11; 36), e Elis morais como padrão de conduta para todo o ser humano (Êx 13; 9 Mateus cap. 5,6 e 7).

A COMISSÃO CULTURAL

Entender o Cristianismo como uma cosmovisão ou visão do mundo é importante não somente para o cumprimento da grande  comissão, mas também para o cumprimento da comissão cultural - a chamada para criar uma cultura debaixo do senhorio de Cristo. Deus se importa não só com a redenção de almas, mas também com a restauração de sua criação. Ele nos chama para sermos agentes não apenas de sua graça salvadora, mas também construir uma sociedade para gloria de Deus.

Apesar de vivermos em uma sociedade pluralista (uma sociedade que acredita em vários deuses), servimos a um Deus que é soberano sobre todas as coisas, e todos os aspectos da vida pessoal e social atingirão a sua melhor forma quando refletirem o seu caráter. Todos os cidadãos viverão melhor em um mundo que mais proximamente se conforme com à realidade e à ordem que Deus criou. Fazer tal argumentação prudente é uma maneira muito mais efetiva de reconstruir a cultura do que montar campanhas políticas públicas. Mudar as leis de modo a ajustá-las aos padrões bíblicos de justiça é uma tarefa crucial, claro, mas somente elas  não podem transformar o coração ou mudar comportamento. Amaneira que as pessoas vivem e determinada mais por seus valores compartilhados, e isso por sua vez é mudado através de persuasão paciente e exemplo.

Quando apresentamos a perspectiva bíblica em debate publico, deveremos interpretar a verdade das Escrituras de maneira tal que  atraia o senso comum. Embora acreditemos que as escrituras sejam a revelação infalível de Deus, não temos que tornar os nossos argumentos uma repetição de versículos bíblicos.

Por exemplo, quando se defende em debates públicos que criminosos deveriam ser obrigados a pagar restituição às suas vitimas, não podemos dizer “Faça isto porque a bíblia diz”, antes Apresentemos a tese como uma saudável política pública. E se nos perguntarem de onde veio essa idéia então responderemos, “você tem bíblia em casa?” se a resposta for sim! Então diremos; “Investigue na sua bíblia o que nos diz Êx 22 e a historia de Zaqueu no novo testamento”. (Lc 19; 1-10).

Ainda assim, podem nos perguntar; “Não é a bíblia adequada para a salvação? Ou, não diz a bíblia que a palavra de Deus não volta vazia?”. Sim de fato a bíblia é a palavra de Deus e é suficiente para salvação-graça salvadora. Mas o que estamos aqui falando é de graça comum-isto é, levar adiante o trabalho de Deus de manter a criação através da promoção da justiça e retenção do mal. Para tanto, devemos traduzir a revelação de Deus para a linguagem do mundo. Devemos ser capazes de falar ao cientista na língua da ciência ao artista na linguagem da arte, ao político na linguagem da política.  
Fonte de pesguisa;
Charles Colson & Nancy Peacey cpad.  E agora como Viveremos?página 53-54
Lições bíblicas cpad jovens e adultos 4º trimestre 2005 E agora como Viveremos?
Bíblia Ilúmina gold sbb





Nenhum comentário:

Postar um comentário