Olá

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Vivendo a Liberdade Cristã Parte 1

Comecei a meses atrás  um assunto que até nos dias de hoje têm causado muitas divergências no ceio da igreja que é o que se pode ou não pode fazer, usar, comer.Para começarmos vamos entender oque é Doutrina e o que é Usos e Costumes.
Doutrina no grego é didake que significa; ensinamento, instrução ,etc.Vemos no evangelho segundo escreveu Mateus no final do sermão do monte que o povo que ouvia Jesus se maravilhou com sua Doutrina(Mt 7; 28 e 29) porque ele não ensinava como os escribas( pessoas responsáveis em ensinar o povo), mais sim com autoridade. Então entendemos que os ensinos que Jesus passou em seus sermões e depois de sua assunção ao céu os ensinos dos apóstolos foi, é e sempre será a base doutrinaria da IGREJA DE JESUS.
Usos e costumes esta relacionado a cultura e cultura é; no sentido mais amplo,  simplesmente os padrões seguidos por um determinado grupo, sendo assim usos e costumes podem variar de lugar para lugar por exemplo, no Norte temos um clima mais tropical do que aqui no sul, nossas vestimentas tem que ser mais quentes devido a baixa temperatura,já no estado do Maranhão por exemplo devido o sol escaldante suas vestes tem a tendencia de ser mais leves, nossa culinária é diferente do que na Bahia, tudo isso é cultura.
Mas vejamos o que diz o pacto de Lausanne;"Uma vez que o homem é criatura de Deus, parte da sua cultura é rica em beleza e bondade. Pelo fato de o homem ter caído, toda a sua cultura (usos e costumes) está manchada pelo pecado e parte dela é de inspiração demoníaca” (Pacto de Lausanne, §10). Precisamos ter um cuidado para não ferirmos princípios bíblicos, com o pretexto de "mudança cultural". Há padrões bíblicos que não pode ser alterados, pois a biblia está acima de qualquer cultura. Continua... 

 

Um comentário: