Olá

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O Cristão e Futebol !!!




Antes de começar a escrever quero deixar bem claro que não sou contra o futebol e nem contra quem pratica tal esporte, o que estou aqui defendendo e o extremismo em todos sentidos.
Queridos o extremismo...palavra perigosa para o povo que quer um dia ver o mestre. Jesus sempre lutou contra isto...lembram dos fariseus?, no seu sermão mais conhecido o Sermão das Montanhas...aliás é código de ética da igreja ELE disse:
Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo;não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus. (Mt 5;13-16).
Jesus está dizendo em outras palavras..."sejam temperados, não sejam extremistas, tenham equilíbrio, etc e tal". Por isso ser extremista eh um caminho muito perigoso que pode ser um caminho destruidor,existe dois tipos de extremos vejamos quais e porque é tão perigoso esse caminho;

1) O extremista Santarrão: para este tudo é pecado, isso inclui também o futebol, ele diz que o diabo está dentro da bola e que o crente não pode pegar o "ovo do Capeta" , é assim que ele chama a bola. Olhar uma partida de futebol então...nossa é o fim do mundo...jogar uma partida de futebol no vídeo game então e sinal de apostasia.Para esse tipo de crente o sábio deixou escrito em seu livro de provérbios  para não ser demasiadamente justo(Santarrão)...Jesus deixou um capitulo inteiro de exemplo para esses tipo de crentes, é só ler o cáp. 23 do evangelho de Mateus.
2) O extremista liberal: Esse tipo de crente, é aquele que diz "Deus só quer o coração" e mais "o importante é estar alegre e de bem com Deus", sim concordo que é importante estar alegre com Deus e consigo mesmo mais Deus nos Chamou para ser Santo como ele é Santo. Santificação ao Senhor e o que Ele quer de nós porque sem ela não veremos à Ele. Paulo dos deixa claro que a santificação é um processo que é feito de dentro pra fora: "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis(sem repreensão) para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo".(1ª Ts 5;23).Primeiro é o espirito a ser santificado por Deus(espirito e a cede do nosso ser onde adoramos ao Senhor)depois nossa alma(cede de nossos sentimentos)depois por último nosso corpo(Invólucro de nosso espirito e alma) esse também necessita de santificação.  Ai vocês me perguntam, o que tudo isso tem a ver com o futebol?Tem como ver um crente em Jesus estar em um lugar como um estádio de futebol, ou num bar onde tem de tudo, bebida,drogas, baixarias, prostituições,etc e tal, ai eu pergunto Jesus estaria ali se assentando com os escarnecedores?ai vocês me dize:"Jesus ia atrás dos pecadores", sim eu concordo que Ele ia atrás dos pecadores, mas Ele não compactuava com o erro, não se misturava, era influenciador e não influenciado, sem falar no dinheiro que é gasto com coisa desnecessárias, como camisas de times etc e tal, não temos R$10,00 para ajudar na obra missionária, mas damos R$ 200,00 por uma camisa de um time...ai dizemos que amamos ao Senhor, por favor  vamos ser coerentes com nós mesmos porque Deus nós não enganamos...
Queridos vamos estar preparados para a volta de Jesus, queira nós ou não Ele vai voltar... Lembramos das palavras de nosso Salvador:"Lembrai-vos da mulher de Ló". (Lc 17; 32), a mulher de Ló e um exemplo do crente que se converteu mais NÂO foi salvo.UM Abraço!!!Dc Rodrigo Marchiori.
 

7 comentários:

  1. Deus quer o coração!
    A partir do momento que Ele faz morada, o Seu Espírito muda a pessoa, pois recebemos a MENTE DE CRISTO através da sua Palavra e ensinamentos. Faremos a diferença com as ATITUDES, com a nossa FALA, e até aproveitar um ótima situação pra falarmos do AMOR DE DEUS. A questão é: a diferença é interior, pois culturas são terrenas, são humanas, e variam rápido. Nós os conheceremos pelos FRUTOS e não pelo exterior. A santificação do corpo é contra o PECADO, e nós já sabemos pelas cartas de Paulo quais são os pecados contra o corpo, o que não inclui em momento algum CULTURA, mas IMORALIDADE.E irmão, não precisa ir muito longe pra ver bebedeira, prostiuição e drogas. Hoje em dia isso quase entra dentro dos nossos lares, quando não entra de verdade através da TV. E a parte do estádio eu não concordo. Eu particularmente, acho tão fútil e tão momentâneo que não dou muito valor, pela TV ou num estádio tu vai estar compactuando de qualquer maneira. É um jogo, e ver num estádio é uma maneira diferente de acompanhar, só isso. Como e disse, tudo é uma cultura. Na prática é só um monte de cara trás de um bola pra tentar fazê-la passar pra trás de uma linha, a cultura que maximiza as coisas, daqui a alguns anos pode perder a graça e o futebol nem ser mais o esporte do momento, não vê o UFC tomando proporções gigantescas? o que era o UFC há 1 ano? E a F1? Ninguém mais acompanha tanto como na época do Senna. São momentos culturais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do SENHOR amado ir. Abner, não entendi a sua colocação"Deus quer o coração?Um Abraço

      Excluir
  2. Sim, em primeira estância, o que Deus quer o arrependimento do pecador: a morte pro mundo e a ressurreição em Cristo, que faz com que se o homem que aceita Jesus morra segundos depois, ele está salvo. A transformação do dia-a-dia e uma possível mudança externa faz parte de uma caminhada cristã e de crescimento na graça e conhecimento. O resto tá entendido, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,mas o que você entende como mudança externa? não entendi a apalavra possível?Um abraço

      Excluir
  3. Uma mudança visível que pode ser: obras, caráter aperfeiçoado, atitudes transformadas, coisas que a comunhão com Espírito Santo vai proporcionar ao novo cristão . E possível porque nem sempre é necessária, as vezes a pessoa já é predisposta a caridade, já tem um caráter e ética, etc.

    ResponderExcluir
  4. O caráter, ética e a predisposição à caridade sem trasformação de vida são tratadas como "trapos de imundícias" por Deus. Se fosse assim os espiritas estariam todos salvos pois fazem muito mais que muitos crentes...sim eu sei que existem pessoas que como se diz" só falta aceitar Jesus, mas lembra do jovem rico?

    ResponderExcluir
  5. Sim, mas em momento algum eu disse que pessoas caridosas são salvas por isso, o que eu estou dizendo é que o PRINCIPAL é o ACEITAR JESUS, e fazer do CORAÇÃO a Sua morada, o resto é o resto, e como o irmão disse, não são obras que salvam, mas sim ter Jesus no CORAÇÃO, pois mesmo que com falhas, se uma pessoa aceita Jesus sinceramente e se arrepende dos pecados, se ela morrer ela está salva. O exterior é o aperfeiçoamendo de uma vida em comunhão com o Espírito Santo, e não uma cultura ou aperência.

    ResponderExcluir