Olá

sexta-feira, 12 de agosto de 2011







Lição 7

Quem precisa de Amigos?

14 de Agosto de 2011.

Dc. Rodrigo Marchiori.

Igreja Assembléia de Deus De Gravataí Dis. 8


Texto Base: Pv 18; 24

“O homem que tem muitos amigos sai perdendo; Mas há amigo mais chegado do que um irmão”.

Introdução:

O que esperamos de uma amizade? O que os amigos esperam de nós? Que tipo de amizade devemos ter? São algumas perguntas que jovens e adolescentes fazem, isso porque vivemos em um mundo egoísta e que busca olhar pro seu próprio “umbigo” ter amigos verdadeiros se tornam cada vez mais difícil. Mas como identificar um amigo verdadeiro?Esperamos que nossos amigos sejam tolerantes e pacientes com nossos erros, mas nós não temos o mesmo sentimento de tolerância e paciência com seus erros. Queremos ser compreendidos, mas não compreendemos os outros. Cobramos os outros, mas não queremos ser cobrados, queremos fidelidade, companheirismo de nossos amigos, pais e irmãos, mas não devolvemos com o mesmo sentimento.

Amigo é alguém que se lembra da gente.

No livro de Daniel no capitulo 2 versículo 47 vemos Daniel interpretar o sonho do rei Nabucodonosor, isso lhe deu alguns privilégios no reinado, como, por exemplo, ser governador de toda a província da Babilônia. Apesar disso não se tornou uma pessoa orgulhosa e prepotente, portou-se com humildade e temor de Deus, transferindo a Ele toda a glória.

Mas o caráter de Daniel como amigo tem que ser destacado nessa história. Prestigiado pelo o rei não se esqueceu de seus amigos e pediu para o rei conceder a Sadraque, Mesaque e Abe denego importantes cargos nos negócios do reino (lei o livro de Daniel e descubra detalhes dessa história).

Amigo é alguém que se preocupa conosco, não nos abandona, está sempre próximo de nós sempre pronto a nos ajudar. O maior exemplo de amizade e o de Cristo Jesus, que foi até o fim na cruz pra nos salvar, intercedendo por seus discípulos e por todos os que iriam ser salvos; “Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra” (Jo 17; 20). Que exemplo de amizade!

Adicionar legenda
Amigo é alguém que sofre junto.

Paulo diz na carta aos Romanos: “Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram” (ênfase do autor). (Rm 12; 15). Isso fala de solidariedade. A jovem Rute, quando ficou viúva teve a oportunidade de abandonar sua sogra Noemi, pois a própria Noemi sugeriu que suas noras voltassem para sua terra, para sua família. Orfa aceitou a sugestão, mas Rute disse: “Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.(Rt 1;16)

Noemi era velha, e não podia ter mais filho que cuidasse dela. Rute poderia voltar pra sua terra e constituir nova família, mas ela optou por acompanhar sua sogra e ajudá-la. Deus honrou aquela moça de maneira espetacular que ela aparece na árvore genealógica do Mestre Jesus. (Leia toda a história de Rute). Jesus sempre atento às nossas necessidades nos deixou o melhor amigo que podemos ter “O CONSOLADOR ESPIRITO SANTO”, que nunca nos abandona e nos auxilia em nossas fraquezas, ajuda-nos a orar e aquieta nosso coração com sua doce presença. (Jo 14; 16 Rm 8; 26).

O amigo nos ama apesar de...

Gostar de quem gosta da gente e muito fácil, mas precisamos lembrar que nossos amigos não são perfeitos como nós não somos também. Entretanto, algumas coisas são fundamentais em uma amizade, são elas; sinceridade, honestidade, lealdade, confiança humildade e respeito. Sem isso, nenhum relacionamento sobrevive por muito tempo. Não podemos manter qualquer relacionamento com mentiras, deslealdades; não é saudável ter amizade com pessoas que não nos respeita. Mas um deslize acompanhado de arrependimento genuíno e mudança de atitude merece perdão e consideração.

Jesus nos amou sendo nós ainda pecadores (Rm 5; 6-8), com uma atitude inicial e pessoal, estendeu a mão para uma amizade especial conosco (1Jo 4; 15-19). Por isso não devemos amar os outros “por causa de”, mas “apesar de”.

Devemos seguir os conselhos do apóstolo Paulo em sua carta aos romanos 15; 1 de suportar as fraquezas uns dos outros, suportar aqui da dar suporte, auxiliar, ajudar, esse deve ser nosso sentimento com nossos amigos.

Um gesto de amigo pode mudar uma vida.

Você já ouviu falar de Barnabé (que traduzido, é filho da consolação)? Ele era um homem de grande influência, rico, doutor, generoso na obra do Senhor Jesus simples, sincero e prestativo (Leia At 4; 36 e 37).

Quando Paulo se converteu, Barnabé foi um grande amigo para ele. Trabalharam juntos na obra do Mestre durante muito tempo (At 9; 26-28). Numa das viagens João Marcos entrou no grupo (At 12; 25). Mais tarde, ele desistiu e voltou para Jerusalém (At 13; 13). Paulo não se agradou dessa atitude. É muito ruim quando alguém desiste da obra do Senhor, e da igreja, de um trabalho... Marcos passou rapidamente de cooperador (At 13; 5), para desertor inconseqüente (At 13; 13 e 15; 36-39). Numa segunda viagem Barnabé sugeriu levar Marcos junto, mas Paulo não gostou da idéia, afinal de conta, Marcos já tinhas os abandonados uma vez, não hesitaria em fazer de novo. Com essa posição de Paulo Barnabé resolveu ajudar o jovem missionário. Ele estava atento aos sentimentos e sofrimentos dos outros. Paulo seguiu com Silas e Barnabé tomou outro caminho com Marcos. O resultado do gesto amigo e solidário de Barnabé vai ser percebido por Paulo no vim da sua vida: “toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério” (2Tm 4;11). Alguém investiu nesse jovem, senão, provavelmente, não seria mais útil.

Pense nisso.

“Depois do meu relacionamento com Cristo, a amizade é a coisa mais importante em minha vida. É verdade que temos de investir muito tempo e energia, mas vale a pena” Luci Swindoll.

Conclusão.

O maior gesto de amor que tivemos de nosso Senhor Jesus Cristo, que deu sua vida para salvar a nossa. Amou-nos de uma maneira especial que se entregou a uma morte maldita e terrível só por amor de nossas almas e nos deu a oportunidade de nos tornarmos amigo Dele e de Deus. “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer. Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros” (ênfase do autor). (Jo 15; 12-17).



Fonte de Pesquisa:

Bíblia ilumina gold /sbb. 

Revista Adolescentes e seus Relacionamentos /Juvenis Mestre 2 páginas 40 à 45 CPAD.




Nenhum comentário:

Postar um comentário